Pneu traseiro mais estreito que o dianteiro na Mountain Bike?

O ideal é que sejam usados pneus de mesma largura na dianteira e traseira, porém com certeza você já deve ter visto, ou usado, pneus traseiros mais estreitos.
Vamos discutir um pouco sobre esse assunto para MTB!

Vamos lá?

post_traseiro_estreito

– “Os pneus mais rápidos são os mais estreitos”

Com certeza você já ouviu essa afirmação, e todos sabemos que os pneus das bikes speed são estreitos, logo a afirmação está correta, certo?
Não para o MTB, pois com a popularização das bikes Plus Size, vemos que é possível ter velocidade mesmo em tamanhos maiores de pneus.

Mas o que são as bikes Plus Size?
Elas sugiram após a criação das famosas Fat Bikes. As Fat foram criadas para terem boa performance em terrenos extremos, como neve e areia e seu pneus passam dos 4.0” de medida.
Os fabricantes perceberam que entre os pneus enormes das Fat e os comuns das MTB, havia mais um nicho de oportunidade: as Plus Size. Os pneus das Plus tem largura maior que 2.8”, chegando até a 3.5”

Essas bikes já estão presentes em praticamente todas as trilhas e com um excelente desempenho de velocidade, tração, aderência, controle e segurança.
Dessa maneira, podemos dizer que não é sempre que pneus mais rápidos têm que ser estreitos, principalmente quando o assunto é MTB.

post_traseiro_estreito4
Bike Plus Size 27.5×2.80

– “As bikes saem de fábrica desse jeito”

Isso é verdade, muitos fabricantes já colocam nas bikes pneus mais estreitos na traseira. Mas isso acontece pois existe um mercado consumidor para isso, e certamente você já ouviu o ditado “em time que está ganhado não se mexe”.
Mas esse é um pensamento errado. Um exemplo disso são os aros 27,5”, que já tinham sido inventados há mais de 30 anos por Geoff Apps, porém nenhuma fabricante se interessou pois todos já compravam as bikes 26” e não mudaram esse pensamento até meados dos anos 2000 quando “inventaram” os aros 27,5” novamente.


– “Só uso em asfalto ou estrada”

Então é melhor você pensar em trocar a MTB por uma bike muito melhor para esse tipo de terreno – as Cyclocross.

Elas parecem bikes speed, porém com diferenças específicas como pneus mais largos e com cravos, maior folga entre o pneu e o quadro/garfo, freios a disco (esse freio é usado nelas bem antes de irem para as speed), transmissão mais leve, entre outras.

post_traseiro_estreito3
Bike Cyclocross

Também existem outros motivos para não ter um pneu mais estreito na traseira:

– Pressão

O uso dos pneus tubeless é uma tendência que veio para ficar. São pneus melhores, mais tecnológicos e que usam muito menos pressão do que seus irmãos de arame ou kevlar convencionais.
Já em um pneu estreito é necessário deixa-lo com uma pressão maior.

Pelo desempenho das Plus Size atuais, uma pressão menor traz mais aderência, mais segurança e mais velocidade nas trilhas.

post_traseiro_estreito1
Pneus Tubeless usam muito menos pressão

– Banda de Rodagem

Esse deve ser o seu foco!
Hoje em dia temos uma enorme oferta de tipos diferente de banda de rodagem, cada uma desenvolvida para um tipo específico de terreno e situação.

O que faz muita diferença é colocar uma banda de rodagem de alta aderência na frente e uma de média ou baixa aderência atrás – combinação essa que é muito usada no Cross Country.
Dependendo do terreno e trilha que você irá encarar, escolha sempre pneus com banda de rodagem diferentes, pois o ganho será sempre maior.

post_traseiro_estreito2
Escolha pneus com banda de rodagem diferentes na dianteira e traseira

Gostou das Dicas?
Tem alguma outra para nos dar? Comente!

Temos tudo para a sua #VidaComBike em azupa.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s