Você apenas deixa o capacete jogado em qualquer canto após o retorno do pedal e das trilhas?
Você nunca lavou? Ou verificou se existem fissuras ou micro rachaduras?
Se você nunca pensou nisso, sinto informar que você está fazendo muito errado!
É hora de separar um tempo para se dedicar na conservação e limpeza desse tão importante item de segurança.
Separamos algumas dicas que podem lhe ajudar nessa tarefa
1) Lave com frequência
Lavando regularmente, você evita que odores desagradáveis aparecem e aumenta a durabilidade do capacete. O suor da transpiração também pode danificar as correias e as espumas.
Utilize água em abundância, sabão neutro e uma escola de limpeza. Retire as espumas e as correias (se possível) e lave-as a parte.
Seque com uma toalha de papel e deixe o capacete secar por completo à sombra.
2) Verifique o estado do capacete
Após a secagem completa, verifique se o capacete possui amassados, fissuras ou micro rachaduras internas. Na parte externa também procure por amassados e áreas deformadas. Se localizar algum desses itens, o melhor a fazer é substituir o capacete, pois a proteção dele provavelmente já está comprometida.
Verifique o estado do sistema de fixação. Muitos modelos atuais permitem a troca de apenas essas partes, o que se torna uma boa opção se o restante do capacete estiver em boas condições.
3) Guarde corretamente
Os capacetes devem ser guardados longe de fontes de calor e em local seco e arejado. O calor pode deformar a estrutura do capacete, comprometendo a capacidade de absorver impactos.
4) Verifique o uso de acessórios
O uso de acessórios deve ser usado com cautela. Faróis, câmeras ou retrovisores podem prejudicar a capacidade de proteção do capacete.
Instale esses equipamentos sempre seguindo a orientação dos fabricantes do capacete e dos acessórios.
5) Troque quando for necessário
Os capacetes são desenvolvidos para suportar um único impacto. Não pense que por ter sido uma queda leve, e o capacete parecer inteiro, que ele pode continuar a ser utilizado.
Após uma queda onde o capacete foi atingido, o substitua imediatamente.
6) Observe a vida útil do capacete
Por melhor que seja a marca e mais tecnológico que seja, o capacete não dura para sempre. A maioria dos fabricantes recomenda a troca a cada três anos, devido à ação do tempo, sol, transpiração e outros fatores.
Sempre consulte as recomendações do fabricante.
E como está o seu capacete?
Se precisando trocá-lo, temos diversos modelos aqui na Azupa! Confira!