As antigas medidas que vinham escritas nas laterais dos pneus nunca foram muito fáceis de compreender. Decimais e fracionadas sempre deixavam os ciclistas na dúvida.
Essas medidas em polegadas como 28 ¼ x 1, 28 x 1 ⅜ ou 28 x 1 ½ foram modificadas para facilitar o entendimento, mas ainda deixavam dúvidas, pois a numeração não faz referencia a polegadas ou milímetros (700, 700A, 700B, 700 x 23, 700 x 25).
Agora essas medidas estão sendo substituídas pela norma ISO (valores em milímetros), que podem ser facilmente entendidas e conferidas.
Podemos usar como exemplo um pneu 20×2.25, que também é conhecido como 58-406, onde 58 é o diâmetro tubular do pneu e 406 é a medida interna em milímetros (diâmetro do aro).
Usando esse mesmo exemplo, podemos esclarecer outro erro que permaneceu por muitos e muitos anos. Muitos pneus são tratados por nomes (medidas) erradas e os fabricantes mantiveram esse erro para não causar mais confusões, e um exemplo disso são as bicicletas aro 20” (BMX, Biketrial, Infantil), que na verdade usam aros de 16 polegadas.
Nesse exemplo, 20 polegadas é a medida externa do pneu para o aro 16” e não o vão interno do pneu.
Nas medidas ISO, o número maior representa o diâmetro interno do pneu (onde encaixa o aro) e o número menor é a largura do pneu. Ainda é comum ainda encontrarmos três medidas escritas de formas diferentes para o mesmo produto, veja a tabela abaixo.

A norma ISO já está em vigor, mas ainda veremos por muito tempo as medidas estranhas aparecendo até todos os fabricantes se adequarem nesse padrão.
Texto originalmente publicado em: Pedaleria
Temos mais de 200 modelos diferente de pneus para a sua #VidaComBike! Confira todos aqui!
Uma consideração sobre “AS MEDIDAS DOS PNEUS”