5 dicas de como limpar sua bike

Todo ciclista que encare as trilhas já enfrentou, ou certamente enfrentará, trechos encharcados após uma chuva repentina, principalmente com lama e barro. Nesse momento parece que a bike ganha uns quilos extras instantaneamente.

Após encarar tudo isso, a limpeza da bicicleta pode parecer uma tarefa árdua, mas é essencial para prolongar a vida útil de seus componentes.

Bartek Woliński - Red Bull Content Pool - limpeza bike

Veja como manter as coisas funcionando após encarar um dia de lama:

 

1. Use um limpador adequado

post_limpeza_bike3

Existem limpadores – desengraxantes, detergentes biodegradáveis, entre outros – específicos para serem usados na bicicleta. Utilize sempre o limpador adequado, a maioria deve ser aplicada, deixando agir por alguns minutos e, em seguida lavados. O resíduo estranho da bike vai sair facilmente apenas com o uso de um mangueira.

Mas lembre-se que esses produtos possuem químicos poderosos. Certifique-se de lavá-los bem para retirar todo o produto após a aplicação, principalmente se a bike tem qualquer superfície anodizada, em que os limpadores podem tirar a cor ao longo do tempo.

É importante secar a bike após a alavagem, garantindo que a superfície esteja completamente limpa, sem excesso de umidade no quadro, evitando que a umidade goteje sobre os componentes, ocasionando ferrugem.

2. Limpe a transmissão

Bartek Woliński - Red Bull Content Pool - limpeza bike 2

Os produtos de limpeza específicos são uma ótima maneira de tirar a lama grudada nos componentes. É importante certificar-se de limpar bem a corrente, um bom desengraxante vem bem a calhar nesse momento.

Existem escovas próprias para esse tipo de limpeza que ajudam muito o processo. É preciso limpar, lavar e secar a corrente antes de aplicar um bom lubrificante, que deve ser deixado absorver pela corrente por alguns minutos e retirado o excesso após isso. Se deixarmos o excesso de lubrificante na corrente, só vamos atrair ainda mais sujeira.

3. Dê mais atenção para sua suspensão

Bartek Woliński - Red Bull Content Pool - limpeza bike 3

Se você usa suspensão, deve dar atenção à ela na hora da limpeza. Invista em óleo de suspensão recomendado pelo fabricante.
Uma vez que o amortecedor está limpo e secos, aplique uma quantidade generosa de óleo em torno das canelas e gancheiras dos eixos, faça o movimento de amortecer algumas vezes e retire o excesso.

A constante sujeira, lavagem e secagem, pode secar os selos (anéis) das canelas do garfo, fazendo com que eles se degradam ao longo do tempo, então isso ajuda a manter as coisas funcionando sem problemas.

4. Verifique a pressão dos pneus

post_limpeza_bike1

Após aquela pedalada sob condições extremas de lama e chuva, podemos ficar tentados a deixar a bike de lado. Mas lembre-se: o segredo é sempre manté-la limpa!

Ao longo do tempo, a pressão de seus pneus podem baixar e até mesmo a perda de alguns PSI na calibragem podem ser o suficiente para fazer sua bike ficar lenta.
Bombas de ar com medidores de calibragem são uma boa pedida para verificar com precisão as pressões dos pneus.

Garantir que os pneus estão com a calibragem adequada é uma maneira fácil de manter a sua bike com a sensação de nova.

5. Verifique os parafusos e rolamentos

Bartek Woliński - Red Bull Content Pool - limpeza bike 4

Verifique regularmente o aperto dos parafusos da sua bike, isso ajuda a evitar uma surpresas desagradáveis durante o pedal.

Ter uma chave de torque e pesquisar as configurações de torque de cada ponto da sua bike pode parecer um procedimento demorado e chato, mas fazer isso de tempos em tempos, é a garantia de um pedal sem surpresas.

Cuidar dos rolamentos é muito importante também. Manter os rolamentos limpos e lubrificados fazem uma enorme diferença no desempenho da sua companheira de pedal.

Matéria publicada originalmente em Red Bull

E como está a limpeza e manutenção da sua companheira de pedal?
Conta pra gente!
Temos os produtos necessários para deixar a sua bike em dia! Confira aqui!

Uma consideração sobre “5 dicas de como limpar sua bike”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s