Existem muitas dúvidas ao começar a pedalar de sapatilha.
Essas dicas são para quem está começando a pedalar de sapatilha ou se está pensando em começar.
Quando começar a pedalar de sapatilha?
As sapatilhas não são equipamentos indicados para iniciantes no mundo do pedal. Não é pelo valor delas, existem modelos com preços mais acessíveis, mas sim pela técnica aplicada para utilizar esse equipamento.
Se você já é um ciclista experiente, que já andou muitos quilômetros com a sua companheira de pedal, já pode começar a experimentar as sapatilhas e o taco de pedal.
Nota: Temos o artigo “conheça os tipos de pedais” para ajudar você na escolha do equipamento ideal.
Vamos às dicas:
1 – Treine o encaixe e desencaixe do pedal
É necessário bastante treino para utilizar esse sistema, pois o ciclista fica “clipado” pela sapatilha no pedal e quando vai parar a bicicleta é preciso lembrar de “desclipar”, ou desencaixar, do pedal para poder colocar o pé no chão. É muito comum ocorrerem tombos no inicio.
Treine bastante, encaixando e desencaixando o pedal diversas vezes.
2 – Antecipe o desencaixe do pedal
Diminua a velocidade e desencaixe o pedal antes da bike parar, mesmo que a sapatilha fique apoiada no pedal. Dessa maneira você evita os chamados tombos parados.
3 – Mantenha o taco e o pedal clip sempre limpos
Confira sempre como está a situação do taco e do pedal. Verificar se não tem pedras, lama seca ou qualquer outro tipo de detritos que possam atrapalhar o sistema de clipagem.
4 – Comece com um pedal com a plataforma maior
A plataforma maior traz mais segurança ao ciclista iniciante, permitindo que o pé fique firme no pedal mesmo com ele desencaixado.
5 – Fique atento para o sistema de encaixe e desencaixe
Alguns modelos de pedais possuem sistemas para regular a tensão de clipagem e desclipagem.
Se utilizar esses modelos, você pode colocar o sistema mais leve, exigindo menos força para soltar a sapatilha do pedal.
Matéria originalmente publicada no “até onde deu pra ir de bicicleta”
Você utiliza sapatilhas e pedais de clip?
Conta pra gente como foi a sua experiência no começo!
Seja pedal com clip ou sem, nós temos diversos modelos pra você aqui na Azupa!
Estou iniciando agora, faço pedal noturno em estradas de sítios e fazendas. Quero saber qual farol e sinalizador trazeiro adequado pra essa modalidade.
CurtirCurtir
Existem inúmeros modelos de faróis no mercado que podem atendem a sua necessidade.
Busque por um farol dianteiro que tenha uma boa quantidade de lumens para garantir uma boa iluminação à sua frente. Faróis a partir de 350 lumens já garantem uma excelente luminosidade em pedais noturnos. Quanto maior a quantidade de lumens, mais forte será a iluminação do farol e maior será a área iluminada por ele.
Já os sinalizadores traseiros normalmente são descritos em watts o poder de iluminação. Piscas de 1 watt já garantem que você seja visto por outros ciclistas e motoristas.
CurtirCurtir