Pedalar a noite, seja na cidade ou em uma trilha, é uma experiência inesquecível.
O que para alguns é mais uma forma de praticar o ciclismo, para outros, pedalar durante a noite é uma necessidade!
Quem vai trabalhar de bicicleta, geralmente a volta é realizada a noite.
Nessas condições, os riscos tendem a aumentar, mesmo com a diminuição do trânsito.
Em estudo realizado nos EUA por Kenneth D. Cross e Gary Fisher, os tipos mais comuns de acidentes durante a noite são:
– o ciclista não vê um obstáculo (buracos, pedras, pedestres e até outros ciclistas);
– colisão contra esse objeto ou contra outro ciclista (normalmente ambos estão sem iluminação);
– o ciclista se envolve em um acidente com um veículo a motor.
Nesse mesmo estudo, foi constatado que cerca de 70% das ocorrências noturnas entre carros e bicicletas são colisões frontais ou atropelamentos em cruzamentos, num ângulo de 90º. Em 21% dos casos registrou-se um ciclista sendo atingido pela traseira.
De acordo com Kenneth e Fisher, que o simples uso do farol noturno poderia evitar 80% dos casos, pois a maioria dos acidentes estava ligada à má sinalização noturna do ciclista.
Com essas informações, temos alguns cuidados que devemos tomar para tornar as pedaladas noturnas mais seguras:
– Sinalização do ciclista
– Iluminação da bike
– Técnicas de condução
Qual é a diferença? Bicicleta Aro 29 x Bicicleta Aro 26 – Elas vieram para ficar!
A sinalização do ciclista
Essas sinalizações também devem ser utilizadas durante o dia, pois quanto mais “visíveis” ficamos, menores são as chances de acidentes.
A noite, usar roupas claras e chamativas faz com que você se destaque na visão dos motoristas. Um colete reflexivo também é importante.
Capacetes com fitas reflexivas ajudam a sinalização, e existem também alguns acessórios eletrônicos próprios de sinalização noturna para o ciclista vestir, tais como braçadeiras com leds que piscam, ou até faróis que são próprios para o capacete.
Os sinais gestuais também são grandes aliados para manter-se seguro ao pedalar na cidade! Sempre demonstre claramente a direção que você pretende seguir.
Iluminação da bicicleta
O Código de Trânsito Brasileiro determina que a bike possua refletores na dianteira, na traseira e nas laterais.
Utilize uma luz intermitente (que pisque rápido/flash) na cor vermelha na traseira, já na dianteira, use uma luz na cor branca. Com esses dois acessórios, você ficará muito mais visível aos motoristas, pedestres e outros ciclistas.
Se possível, também utilize refletores nos aros e nos pedais.
A iluminação do caminho também influencia o tipo de iluminação que deverá ser utilizada na bike, pois existem vários modelos de lanternas e faróis, desde os que usam pilha até os mais complexas com sistemas de LED e baterias recarregáveis.
Na cidade, a iluminação pública compete com a iluminação da nossa bike. A uma velocidade de 12km/h, um farol com lâmpada halógena de no mínimo 3 watts de potência deverá ser utilizado (esses valores aumentam proporcionalmente com o aumento da velocidade). Já em uma trilha, a necessidade de uma iluminação forte diminui bastante, pois nossa visão se adapta ao escuro.
Prefira sempre faróis com lâmpadas do tipo LED, pois a iluminação é bem mais eficiente. O sistema de lâmpadas halógenas também é bem satisfatório, sendo mais acessíveis.
Dica é sempre bom – 5 dicas de como limpar sua bike
Técnicas de condução
Ao pedalar a noite, tenha sempre em mente que você está invisível aos carros, dessa maneira sempre tenha atenção redobrada ao seu redor.
Se faz pedal noturno com frequência, aplique na bicicleta e/ou mochila fitas reflexivas. Se colocadas nos locais visíveis da bicicleta, elas são ótimas opções para te deixar visível para os motoristas, pedestres e outros ciclistas.
Use óculos com lentes âmbar (amarelas), antiofuscantes, que ajudam a inibir dificuldades com o reflexo da luz em sentido contrário.
Se possível, pedale em grupo e nunca de forma ostensiva, quando ocupamos totalmente a faixa de circulação de carros, pois isso costuma irritar os motoristas (algo que não deveria acontecer) e causar reações inesperadas e perigosas deles.
E como você se mantêm visível nas pedaladas noturnas?
Conta pra gente!
Já viu o nosso novo site?
Confira agora mesmo!
Uma consideração sobre “Dicas de sinalização ao pedalar a noite”