Balance Bike – A forma certa de aprender a andar de bicicleta

post_balance_bike01
A balance bike, também chamada de bicicleta de equilíbrio, é uma bicicleta de treinamento que ajuda a criança a aprender o equilíbrio e direção. Esse modelo não possui pedais, pedivela, corrente ou rodinhas laterais, e poder ser uma bicicleta convencional adaptada, ou uma bicicleta especialmente desenvolvida para essa finalidade (para crianças muito pequenas para quais as bicicletas normais não estão disponíveis).
Esse modelo pode não ter freio, ou pode ter um ou dois freios de aro manuais.

As balance bikes são tão especiais e procuradas pois oferecem uma série de benefícios de desenvolvimento às crianças.
Crianças com até mesmo 18 meses de idade, podem aprender a andar com uma bicicleta de equilíbrio com algumas horas de prática.
A utilização da bicicleta de equilíbrio por 20 ou 30 minutos, duas vezes por semana, traz as seguintes melhorias para a criança:

  • Melhorias substanciais tanto no equilíbrio dinâmico quanto estático.
  • Melhorias substanciais na coordenação bilateral.
  • Melhorias observáveis no auto-conhecimento físico.

Por que usar uma balance bike?

Com uma bicicleta de equilíbrio, a criança aprende primeiro a equilibrar-se, e por último a pedalar. Já numa bicicleta normal, essa curva de aprendizado é inversa.
Uma bicicleta com pedais geralmente é muito difícil para a maioria das crianças muito jovens e que as rodinhas laterais podem encorajar a criança a aprender alguns comportamentos que mais tarde precisarão ser desaprendidos.

Qual a idade para trocar a bicicleta de equilíbrio por uma bicicleta de pedais?

Se a criança estiver dominando a balance bike, com idade entre 4 e 6 anos já poderá introduzir uma bicicleta de pedais aro 16” e sem rodinhas, pois o principal propósito das rodinhas é manter o equilíbrio, coisa que a criança já dominou com a bicicleta de equilíbrio.

Demora muito para aprender a andar na balance bike?

A maioria das crianças conseguem andar na primeira vez que sentam em uma bicicleta de equilíbrio. A introdução dessa bicicleta poderá ser feita logo após elas aprenderem a andar.
A curva de aprendizado não é a mesma para todas as crianças e elas progridem no seu próprio ritmo e aprendem a se equilibrar, fazer curvas, etc.

Por que as bicicletas de equilíbrio não tem pedais?

O objetivo principal é permitir que as crianças desenvolvam suas habilidades motoras básicas e aprender a se equilibrar e a fazer curvas é muito mais fácil sem pedais.
Nas bicicletas convencionais, o movimento de “sobe e desce” da pedalada faz com que a criança jogue o peso do corpo de um lado para o outro, o que prejudica o equilíbrio, perdendo a estabilidade e senso de direção.
As balance bikes permitem que as crianças coloquem os pés no chão quando sentirem que vão perder o equilíbrio, se firmando rapidamente e prevenindo uma queda.

post_balance_bike02

Fonte: Cia do Pedal

E como você aprendeu a andar de bicicleta?
Conta pra gente como foi!

E lembre-se: Tudo para a sua #vidacombike está aqui na Azupa!

Uma consideração sobre “Balance Bike – A forma certa de aprender a andar de bicicleta”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s