10 equipamentos essenciais para seu próximo cicloturismo

Viajar utilizando a bike como único meio de transporte é a melhor opção para quem gosta de andar de bicicleta sem ter o compromisso de uma competição. Conhecer novos lugares, pessoas e culturas é uma das melhores sensações que podemos ter enquanto pedalamos.

Mas para toda viagem é necessário montar um roteiro básico e preparar o equipamento para que essa aventura não se torne uma roubada. Separamos alguns itens essenciais para se levar.

1. Tênis ou calçado de qualidade

Além de ter um calçado confortável para pedalar, em algum momento você terá que carregar sua bike ou andar por alguns metros ou quilômetros. Por esse motivo, um bom par de calçados é essencial, especialmente com solas emborrachadas para ter uma melhor aderência.

2. Uma boa jaqueta

Esteja preparado para o pior clima possível, assim você não será pego de surpresa em qualquer tipo de clima. Quando o clima estiver chuvoso ou frio, uma boa jaqueta é importante para mantê-lo protegido e seco por mais tempo.

3. Para-lama dianteiro

Photo by Red Bull – © DAN MILNER

A utilização do para-lama dianteiro é essencial, principalmente quando encarramos trilhas e terrenos de terra, que ao menor sinal de chuva, podem virar um verdadeiro lamaçal.
A roda dianteira geralmente costumam espalhar muitos detritos e o para-lama servirá para que esses detritos não sejam jogados contra a sua visão.

4. Filtros para água

Photo by Red Bull – © DAN MILNER

O ideal é sempre ter uma mochila de hidratação com compartimento para levar alguns litros de água, porém dependendo da sua aventura, distância percorrida e localidade, podemos não ter uma fonte de água filtrada por perto. Levar um filtro portátil é ter a possibilidade de filtrar uma água de origem duvidosa é essencial para assegurar sua saúde e segurança.

5. Bolsa impermeável

Item importante para proteger seus itens de valor. Evite que documentos, dinheiro, telefone e outros itens sejam molhados por uma chuva ou queda em alguma poça.

6. Talco

Photo by Red Bull – © DAN MILNER

Dependendo do seu roteiro, não será fácil encontrar lugares para tomar um banho. Por isso ter um talco especial para passar nas regiões de contato e muito atrito, para manter seco, é fundamental para prevenir infecções.

7. Altímetro/GPS

Gravar a sua rota é essencial para não ficar perdido caso esteja em áreas remotas. Um altímetro e um GPS te permitem saber o que vem pela frente e ajudarão a gerenciar o percurso nos dias que ainda faltam para terminar a viagem.

8. Caneca e garfo

Itens básicos para se alimentar de maneira higiênica também são importantes. No mínimo tenha uma caneca e um garfo para as refeições.

9. Toalha

Photo by Red Bull – © DAN MILNER

Uma toalha seca é ideal para as viagens que passam por rios, cachoeiras e praias. Assim poderá aproveitar os locais em que passamos, mergulhar em lugares paradisíacos e continuar a viagem seco e confortável.

10. Peças de qualidade

Esteja com a bicicleta sempre em dia para evitar surpresas desagradáveis. Peças e componentes de qualidade e duráveis vão te proporcionar muitos quilômetros de aventuras.
Leve peças extras, como cabos de câmbio, dentes da corrente, pastilhas de freio, raios e uma gancheira do câmbio, assim conseguirá fazer as manutenções necessárias caso encontre algum imprevisto no caminho.

Matéria originalmente publicada em Red Bull

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s