5 tecnologias inovadoras no MTB que dividem opiniões

As fabricantes de bicicletas estão sempre inovando e desenvolvendo novas tecnologias, que nem sempre são bem vistas por alguns ciclistas.
Confira algumas que dividem opiniões.

1. Rodas 29 ou 27.5 polegadas

Durante a Copa do Mundo UCI de Downhill 2017, alguns pilotos prós, como os da equipe Santa Cruz, começaram a utilizar rodas maiores. Isso fez com que outras equipem “abandonassem” as 27.5 e optassem pelas 29ers.

Esse é um assunto que divide opiniões pois, para circuitos mais técnicos das provas de Downhill, nem todos estão convencidos. 

Durante aquela temporada, o atleta da Santa Cruz, Loris Vergier melhorou os tempos nas descidas após trocar as rodas para as aro 29.
Já a francesa Myriam Nicole começou com as 29 e voltou para as rodas aro 27.5: “Testei uma bike com rodas 27.5 na pista técnica de Les Gets (França) e achei mais fácil de pilotar e mais divertido. É claro que tem lugares que a “29” anda melhor. No geral estou mais adaptada na 27.5.”

Será que as rodas grandes são mais velozes, divertidas e fáceis de pilotar, ou apenas mais uma forma de vender mais bikes?

2. Pedal Flat ou Clip?

Esse debate tem muita relação com as modalidades movidas a gravidade, pois a maioria dos pilotos tem a sua preferência e as opiniões são divididas.

Todos os atletas deveriam aprender a andar de bike muito bem com pedais flats antes de migrarem para outro modelo.

Atletas que começam usando pedais de encaixe progridem rápido, mas acabam não desenvolvendo a parte técnica. Pedais flats ajudam os pilotos a aprenderem a ter controle e equilíbrio sobre a bike com maior eficiência.

Veja o controle de uma bike usando pedal flat nesse vídeo do piloto Sam Hill no Mundial de Downhill em 2008 em Val di Sole, que parece que a volta vai dar errado, mas transformou-se numa grande pilotagem.

Pedais de encaixa (clip), em teoria, deixam a pilotagem mais rápida, pois quando o ciclista está com a sapatilha clipada no pedal, a transferência de potência é mais rápida e suave.
Um bom exemplo de pilotagem clipada é a do piloto Aaron Gwin, que mesmo sem corrente manteve o controle da bike para conqusitar uma vitória histórica na etapa da Copa do Mundo UCI DH em Leogang.

A decisão de qual pedal é mais eficiente ficará a critério de cada piloto, dependendo do seu estilo de pilotagem.

3. Bermudão no XC

© Sven Martin – Red Bull Content Pool

Essa não é bem uma tecnologia, mas sim uma questão de gosto.
Lycra é o padrão de uniforme para ciclistas no XCO e XCM, preferencialmente bem justo no corpo. Mas atletas como Marco Fontana e Manuel Fumic começaram a utilizar bermudas largas, saindo do convencional, sem perder qualquer rendimento.

Essas bermudas usadas no XC não é totalmente solta no corpo, ela é chamada de “semi-baggie” com belo revestimento interno de Lycra, oferecendo conforto e rendimento.
Na real, no mountain bike não importa muito o estilo do seu vestuário, mas se você quiser sair do convencional, use bermuda no XC.

4. E-Bikes

Esse é o tema que mais divide opiniões no MTB.
As e-bikes (bikes eletronicamente assistidas) estão ganhando cada vez mais adeptos.
Alguns dizem que é a “revolução do ciclismo”, outros dizem que “não é uma bike, é um presente para gente preguiçosa”.

O fato é que as e-MTB chegaram para ficar e assim como os pedais Flat ou Clip, cada pessoa vai se adequar de um jeito com essa novidade. Se você ainda não pedalou, faça um teste e tire suas conclusões.

5. Canote com altura ajustável

© Bartek Wolinski – Red Bull

Algumas pessoas ainda não aprovam os canotes com altura ajustável por mola ou por sistema hidráulico, talvez pela questão do preço, poucos modelos disponíveis ou pelo peso com conjunto.

Mas não podemos negar a praticidade de ter um canote que permite que o ajuste de altura seja feito sem precisar sair de cima da bike.

O “Dropper post” (como é chamado em inglês) é realmente mais pesado, mas não chega a comprometer o rendimento.

Matéria originalmente publicada em Red Bull

Precisando de peças e acessórios para a sua bike?
Pode contar com a Azupa!
Temos tudo para a sua #vidacombike aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s