Copa do Mundo de MTB 2020

Em 2020 teremos a Olímpiada no Japão e a elite mundial do cross country terá uma agenda diferenciada para a Copa do Mundo e Campeonato Mundial.

Algumas corridas acontecerão em períodos diferentes do ano e com essa mudança, teremos três etapas das provas de Downhill antes mesmo de termos a primeira etapa de XCO do ano.
Ao total serão seis etapas de XCO e oito de DH.

Henrique Avancini © Bartek Wolinski

Henrique Avancini, principal nome do Brasil na modalidade, espera ganhar sua primeira vitória na prova de cross country olímpico: “Tive pernas para vencer duas ou três corridas em 2019. E espero conquistar a primeira vitória no cross country em 2020“, disse o atleta.

O brasileiro atualmente ocupa a vice liderança do ranking UCI e terminou a temporada 2019 com o inédito terceiro lugar na Copa do Mundo.

Henrique Avancini – Foto: Divulgação

A temporada de 2020 será especial para Avancini: “A próxima temporada tem um valor maior pra mim. Venho construindo o meu caminho nos últimos anos até chegar aos melhores da modalidade. Tem sido uma jornada incrível e ainda me surpreendo aonde consegui chegar e comecei minha preparação para 2020 motivado como nunca. E mais especial ainda, é um ano Olímpico. Desde os Jogos Rio 2016, eu cresci muito dentro e fora das pistas e quero desempenhar mais nessa corrida do que em qualquer outra! Começo o ano próximo do topo na modalidade e com esperança e fé de que ainda não mostrei o meu melhor nas pistas” acrescenta.

Henrique Avancini © Bartek Wolinski

A Copa do Mundo de MTB começará em março em Portugal, que sediará a prova de Downhill. A segunda etapa será em Maribor na Eslovênia e, na sequência, na ilha de Lošinj na Croácia que retorna ao circuito em 2020 após ficar de fora em 2019.

Os atletas do XCO só começam a competir no final de abril, em Nóve Mesto, na República Tcheca. Após essa etapa, a elite do cross country ainda disputará duas provas – a Copa do Mundo em Vallnord, Andorra e o Campeonato Mundial em Albstadt, na Alemanha – antes de partirem para a principal competição da temporada que acontece nos dias 27 e 28 de julho no circuito de Izu nos jogos olímpicos do Japão.

O que os atletas esperam da competição no Japão?

Jolanda Neff – © Bartek Wolinski

O circuito de Izu tem aproximadamente 4 km de distância com 85 metros de altimetria acumulada por volta. Foi realizado um evento teste em outubro de 2019 e os suíços dominaram a competição com vitórias de Jolanda Neff e Nino Schurter:  

O circuito de Izu é diferente de Londres e do Rio, que continham muita grama. Os japoneses criaram condições mais naturais de trilha e criaram um ambiente compacto para aproximar os expectadores da ação“, diz Neff.

Henrique Avancini, que terminou em quinto lugar, endossou o discurso de Neff: “Gostei de todo o entorno na pista, em que os fãs poderão acompanhar tudo de perto e compartilhar conosco a paixão pelo esporte. Não posso esperar pelo evento no Japão!”

E o Campeonato Mundial?

Assim como nos jogos olímpicos do Rio em 2016, a temporada 2020 terá a separação das modalidades para a realização do Campeonato Mundial de MTB, ficando com as seguintes datas:

– Campeonato Mundial de MTB Cross Country (XCO) – Albstadt, Alemanha – 26 a 28 de junho

– Campeonato Mundial de MTB Downhill (DH) – Leogang, Áustria – 5 e 6 de setembro

Calendário 2020

Veja como ficou o calendário para esse ano:

– 21 e 22 de março: (DH) Lousã, Portugal
– 2 e 3 de abril: (DH) Maribor, Eslovênia
– 9 e 10 de abril: (DH) Lošinj, Croácia
– 23 e 24 de abril: (XCO/XCC) Nové Mesto, República Tcheca
– 6 e 7 de junho: (DH) Fort William, Escócia
-20 e 21 de junho: (DH/XCO/XCC) Vallnord, Andorra
– 26 a 28 de junho:  UCI MTB XCO –Albstadt, Alemanha  (Campeonato Mundial)
– 15 e 16 de agosto: (XCO/XCC) Lenzerheide, Suíça
– 22 e 23 de agosto: (DH/XCO/XCC) Mont-Sainte-Anne, Canadá
– 5 e 6 de setembro: UCI MTB Downhill – Leogang, Áustria (Campeonato Mundial)
– 10 a 13 de setembro: (DH/XCO/XCC) Val di Sole, Itália
– 19 e 20 de setembro: (DH/XCO/XCC) Les Gets, França

Matéria originalmente publicada em Red Bull

Já deixou sua bike em dia para encarar as trilhas de 2020?
Você encontra tudo aqui na Azupa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s