Sinais que mostram a hora de fazer uma manutenção na bike

Quem pedala pela cidade ou em trilhas sabe bem que alguns trajetos são desafiadores não somente para o ciclista como também para a bike.
Para evitar ficar a pé no meio do pedal é importante prestar atenção em alguns sinais que a própria bicicleta dá e que mostram que chegou a hora de fazer uma manutenção.  

Existem alguns sinais claros que a bike dá, normalmente sonoros, que já mostram que alguma coisa está acontecendo, como ruídos nos freios, marchas engatando lentamente ou estalos na corrente.

Confira nosso post sobre ferramentas para sua bike

Pneus desgastados

Os famosos pneus carecas!
Quanto mais carecas os pneus estiverem, mais fácil será de ocorrer furos na câmara de ar em qualquer trilha ou um simples passeio.

Qualquer objeto perfurante, por menor que seja, poderá perfurar com mais facilidade a borracha já desgastada de um pneu careca.

Se for um pneu de cravos, troque os pneus assim que os mesmos estiverem gastos e sempre ande com câmaras a mais e, se possível, um pneu de reserva.

Corrente desgastada

Quando começam a aparecer estalos e pedaladas em falsas, é sinal que a corrente chegou ao seu limite. A corrente desgastada encontra dificuldade de encaixar nos dentes da coroa e das catracas, o que pode causar quedas graves e afetar todo o rendimento do sistema de transmissão de marchas.

Faça a troca da corrente assim que os primeiros sinais de desgaste aparecerem. Normalmente nas speed ela dura 1.500 quilômetros e nas mountain bike a duração é menor, de mil quilômetros.

Freios

Quem já é acostumado com freios a disco mecânicos ou hidráulicos, sabe que quando aquele ruído característico aparece é o alerta para se realizar a troca de fluídos ou pastilhas.
Quando as pastilhas atingem 60% da espessura original é hora de trocar.
No sistema hidráulico, troque pelo menos uma vez por ano, o fluído por meio da sangria. A troca também deve ser feita quando você perceber alguma alteração na qualidade do freio.  

Confira 5 dicas importantes sobre os pneus da sua bike

Suspensão

A suspensão dianteira precisa de muitos cuidados.
É recomendada realizar a primeira revisão preventiva após 50 horas de uso da sua bike, trocando os retentores e anéis de vedação, trocando o óleo nas que têm líquido nas canelas.

Também é necessário fazer uma manutenção preventiva sempre após um uso intenso e quando o guidão sofrer maiores impactos.


Matéria originalmente publicada em Bike Registrada

Deixe sua bike pronta para o próximo pedal aqui na Azupa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s