Gravel Bike: uma bicicleta ágil

Elas se parecem muito com uma bike de estrada mas se repararmos bem, vemos que ela possui pneus mais largos e freio a disco.

Gravel significa cascalho em inglês, ou seja, essas bicicletas são desenvolvidas para encarar longas distâncias com velocidade em estradas de cascalho, terra, terrenos acidentados e até mesmo lama.

As Gravel possuem uma geometria e configuração de peças que favorecem a utilização no asfalto e em trilhas com mais conforto que as bicicletas de estrada. Não são todo o tipo de trilhas que elas encaram, mas essas mesmas trilhas seriam impossíveis de enfrentam com uma road bike, e por serem mais leves que as MTB, possuem respostas rápidas nas pedaladas agressivas na terra.

Ciclocross: Uma modalidade diferente de tudo o que você já viu!

Como é uma Gravel bike?

Elas são muito parecidas com as bikes de ciclocross, mas possuem diferenças para trazer mais conforto, estabilidade e velocidade seja no asfalto, no cascalho ou na terra.

A distância entre eixos é maior, chainstays compridos, garfo rígido, freios a disco e pneus mais largos que chegam até à medida de 700×42. Seu guidão é um drop, aberto na área dos manetes e a relação de marchas pode ser 2×10, 2×11, 1×11, sem ter uma específica, desde que seja funcional para desempenhos em terrenos acidentados, sejam íngremes, descidas ou circuitos mais técnicos.
As furações no quadro também são diferenciadas pois elas são feitas para terem muitos acessórios, bagageiros, alforjes e suportes de caramanholas, sendo perfeitas para cicloviagens.

Vantagens das Gravel Bike

– Versatilidade para encarar asfalto e trilhas.
– Perfeitas para cicloviagens.
– Possibilidade de levar muitos bagageiros, alforjes e suportes de caramanholas.
– Excelente custo-benefício comparado com bicicletas exclusivas para mountain bike e estrada.
– Desempenho e conforto pois são mais robusta que as bicicletas de estrada e mais leves que que as bicicletas MTB
.

As Gravel Bike são uma tendência que cresce a cada dia em todo mundo, sendo um fenômeno em vários países e estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil.

Matéria adaptada de Bike Registrada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s