Vai fazer um pedal urbano? Pedale com a roupa certa!

Cada vez mais pessoas estão escolhendo a bike como seu principal meio de transporte urbano, seja para ir trabalhar ou para o lazer.

Mas nem sempre é possível usar as famosas e já conhecidas “roupas de ciclismo”, seja por não ter um vestiário adequado no local de trabalho ou por esse visual mais atlético não combinar com uma atividade leve de lazer.

Para pedalar nas cidades e áreas urbanas é necessário muita mobilidade e a vestimenta usada deve ser confortável e leve.
Vamos ver alguns tipos de roupas para um pedal urbano.

Camisetas

As camisetas devem ser de material leve e preferencialmente de tecidos sintéticos. As camisetas de corrida/caminhada ou as de futebol são perfeitas para isso.
Esse tipo de material faz com que as camisetas não esquentem seu corpo em dias ensolarados, não amassem e não fiquem encharcadas com a transpiração.

Quer ir pedalando ao trabalho? Confira nossas dicas

Bermudas

As bermudas são os principais itens de vestuário que um ciclista precisa ter um pedal urbano. Elas permitem uma mobilidade maior e devem ser de material leve e flexível, como o tactel, evitando modelos que precisem de cinto pois esse acessório pode incomodar durante o pedal.
Uma dica é utilizar as bermudas tradicionais de ciclismo (aquelas sintéticas, justas, flexíveis e com forro) embaixo da bermuda que você escolher. As bermudas de ciclismo são feitas especificamente para proporcionar mais conforto, não deixam acumular suor e evitam assaduras.

Calças

Opte por calças de materiais flexíveis e que permitam a maior movimentação das pernas. Materiais leves e finos evitam que as suas pernas esquentem demais com a transpiração e que o tecido fique encharcado de suor.
Modelos de calças mais estreitas e com boca mais fina são melhores pois correm o risco de ficar presas à coroa ou corrente. Se o modelo for mais largo, lembre-se sempre de dobrar a barra para evitar possíveis acidentes.

Sapatilhas Urbanas

Você pode pedalar com um tênis comum, mas se utilizar pedais de encaixe, as sapatilhas urbanas são as mais indicadas. Elas são parecidas com tênis de caminhada e o sistema de fechamento é por cadarço, garantindo um visual urbano e não precisa trocar quando chegar ao trabalho por exemplo.
O uso da sapatilha é uma ótima maneira para melhorar o seu desempenho no pedal.

Confira dicas para iniciantes começarem a pedalar com sapatilha

Óculos

Muita gente não dá a devida atenção aos óculos, mas são muito importantes na proteção de todo ciclista e devem ser usados mesmo em pedais urbanos. Eles evitam as irritações causadas pela poeira e fuligem das pistas e carros, além de protegerem os olhos dos raios UV.
Você tem a opção de usar os modelos casuais, de lentes claras ou escuras, ou os óculos esportivos de ciclismo que possibilita a troca das lentes para cada tipo de iluminação do dia.

Sabe por que os óculos de ciclismo são coloridos? Explicamos aqui

Lembre-se de sempre procurar usar roupas claras e chamativas para que você fique visível no trânsito e usar os sinais de sinalização do ciclista e os itens de iluminação da bicicleta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s