Proteja-se do sol durante o pedal

Todo ciclista sabe que é impossível não ser exposto aos raios solares enquanto pedalamos. Mesmo em dias nublados estamos expostos às radiações UVA e UVB e por esse motivo é extremamente importante cuidarmos da proteção da nossa pele.

Mas o que são os famosos raios UVA e UVB?

UVA e UVB são raios ultravioleta nocivos à saúde humana.

Os UVB provocam queimaduras e câncer de pele, pois penetram superficialmente na pele e são os responsável pela vermelhidão e sensação de ardência.
Já os UVA são os que causam o envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer. A exposição sem proteção ao longo dos anos pode aumentar consideravelmente o risco do desenvolvimento do câncer de pele.
A exposição do rosto ao sol sem a devida proteção causa, além de problemas mais graves futuramente, o Melasma que são manchas escuras causadas pela exposição ao sol sem proteção. A ocorrência dessas manchas é no rosto mas pode também ter ocorrência extra-facial, com acometimento nos braços, pescoço e colo.

Use protetor Solar

É importante que o ciclista utilize protetor solar com alto fator de proteção, com no mínimo 50 FPS, mas não podemos apenas levar em conta o Fator de Proteção Solar (FPS), também é necessário verificar as sustâncias presentes nas fórmulas destes produtos pois existem dois tipos de protetores: os químicos e os físicos.

O filtro solar mais conhecido é o químico que possui moléculas que absorvem os raios UV, transformando-os em radiação de baixa energia que não penetra na pele.
Já os físicos são compostos por componentes minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que formam uma barreira que reflete os raios solares, além de auxiliar na prevenção do fotoenvelhecimento.

O protetor solar físico é o ideal para os atletas e as formulações desses produtos estão bem avançadas que não atrapalham a proteção mesmo com o suor da atividade.

Reaplique o Protetor Solar

Todo protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas e não seria diferente com os ciclistas. Faça pausas durante a sua atividade para reaplicar o filtro solar e mão esqueça de manter a hidratação do corpo.
Tenha sempre durante o pedal a sua garrafinha ou mochila de hidratação.

Confira 5 equipamentos indispensáveis na hora de pedalar

Barreiras Físicas

As barreiras físicas que podemos utilizar são os acessórios que servem de proteção contra os raios solares. São eles:
– Óculos
Capacetes com viseiras
– Manguitos e Pernitos
Luvas
– Roupas de ciclismos que possuem proteção solar


Matéria originalmente publicada em Revista Bicicleta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s