Vantagens de usar um canote retrátil

Esse item não está mais só restrito aos ciclistas profissionais que precisam de alto desempenho. Os ciclistas amadores também são beneficiados ao usarem essa peça, seja para treinos ou para lazer.

Photo: All Arround MTB Blogspot

Mas o que é o canote retrátil?

É um canote que possui sistema de regulagem hidráulico ou a ar, onde o ajuste da altura é feito de forma remota durante a pedalada.
O acionamento do sistema é feito de forma prática com um controle remoto pelo guidão.
Ao encarar uma descida íngreme precisamos jogar o corpo para trás e com essa peça, é só acionar o sistema para reduzir a altura do canote e depois voltá-lo à altura original quando encaramos uma subida.

Os canotes retráteis podem variar o tamanho entre 130mm a 150mm, com opções para atender as mais variadas modalidades, com alguns modelos com até três opções de ajuste de altura.

Vantagens do canote ajustável

Essa é uma peça que é muito usada nas modalidades de trail e enduro, onde é necessário encarar constantemente muitas subidas e descidas. Com o nível das pistas de XC ficando cada vez mais técnicas, a necessidade de uma condução mais agressiva pelos pilotos tornou necessário a utilização dessa peças nas provas.

As vantagens começam pela maior mobilidade que teremos nas descidas em velocidade onde precisamos de muita técnica e jogo de corpo para encarar esse desafio.

Esqueça aquele problema de ter a camisa ou bermudas largas presas no selim durante o pedal. O canote retrátil vai deixar o seu corpo livre para se movimentar e dar mais agilidade ao pedal.

Encare os estradões e subidas sem precisar descer da bike para ajustar a altura do canote. Sem ter a necessidade de ter descer da bike, seu desempenho será muito superior.

Photo: bikethomson

O uso desse tipo de canote também traz benefícios para as road bikes e gravel bikes.

Fazer curvas na estrada a mais de 40km com o canote baixo, faz com que o ciclista também fique mais abaixado melhorando a aerodinâmica, trazendo mais estabilidade e velocidade nesses trechos que exigem muita movimentação do corpo.

Nas gravel bikes e no ciclocross, a possibilidade de ajustar a altura do canote facilitará a transposição de obstáculos como descidas com pedras, terra e raízes.

Se você está pensando em fazer a troca do seu canote atual por um retrátil, converse com ciclistas que já utilizam o sistema para saber como foi a experiência de troca e utilização, assim você mais segurança antes de fazer o upgrade.
Se for possível, faça um teste em uma bike que já possua canote retrátil para você perceber na prática as vantagens de usá-lo.

Matéria base originalmente publicada em Revista Bicicleta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s