A importância de usar óculos de ciclismo ao pedalar

O uso dos óculos é muito importante para todos os ciclistas, não apenas pela questão da estética mas também pela segurança e proteção que eles trazem.
Não importa o terreno ou a condição, seja nas trilhas, cidades, chuva ou sol, o uso do óculos vai garantir um pedal mais seguro.

Muitos ciclistas não usam esse acessório, então por que devo usá-lo?

Não importa a distância a ser percorrida, em todo pedal, mesmo os mais curtos, podemos nos deparar com situações inusitadas e riscos.

Vento, poeira, insetos e outros detritos são bastante comuns e você estará exposto a tudo isso em todas as vezes que sair para pedalar.

Por isso a importância da utilização dos óculos, pois nas trilhas eles protegem a visão do ciclista contra cascalhos soltos e detritos. Já no asfalto, eles evitam as irritações causadas pela fuligem e poeira das pistas e estradas.
Além de protegerem os olhos dos raios UV, eles precisam ajustar os olhos a luz do ambiente e às sombras.

Usar óculos adequados fará você ter muito mais tranquilidade ao pedalar e poderá aproveitar muito mais o seu treino ou passeio.

Características dos óculos de ciclismo

Armação

Pode ser feita de plástico, nylon ou até mesmo de fibra de carbono, esse último muito usado por ciclistas profissionais que precisam reduzir ao máximo o peso do conjunto.

O formato das hastes pode variar, indo desde hastes mais largas enquanto outros modelo optam por mais finas. Opções não faltam em termos de ajustes e furos nas hastes para ajudar na ventilação no rosto.

O conforto das narigueira é muito importante para diminuir o estresse na região causado pelo aperto do óculos no nariz.

Uma boa armação irá permitir a troca das lentes do óculos, o que é muito vantajoso pois existem lentes especificas para cada tipo de iluminação do dia.

Lentes

Além de protegem os olhos das sujeiras e detritos que vão aparecer durante o pedal, as lentes devem ter proteção UV contra os raios ultravioletas do sol.

Você  encontrará lentes que possuem pequenos furos para ventilação e evitar o embaçamento. Proteção anti-risco é fundamental para garantir uma maior vida útil do óculos.

Existem diversos tipos de lentes e cada uma possui uma função e cor diferente. É muito importante saber a função de cada cor para comprar o que atenda à sua necessidade.

Temos um artigo explicando as cores e as vantagens de cada cor das lentes: Por que os óculos de ciclismo são coloridos?

Conheça as vantagens das principais lentes:

Lentes escuras: Para dias com muita claridade em que a incidência de luz é grande.

Lentes claras: Para dias nublados e com pouca luminosidade. Podendo muitas vezes serem usadas à noite.

Lentes fotocromáticas: São ideais para a maioria das condições, tanto para o dia quanto a para a noite pois escurecem ou clareiam de acordo com a luz ambiente.

Lentes amarelas: Para dias nublados e neblina sendo ótimas também para pedalar a noite pois cor amarela transmite o máximo de luminosidade possível.

Os óculos precisam se encaixar perfeitamente no seu rosto. Verifique a curvatura da lente, se ela tem um bom encaixe no rosto e se oferece um bom campo de visão e proteção.
Não são simplesmente acessórios e devem proteger os olhos e a nossa visão. Vá em lojas especializadas e não compre de lugares que não tem marcas e produtos confiáveis.

Matéria base originalmente publicada em Bike Registrada

Deixe sua bike pronta para o próximo pedal aqui na Azupa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s